sexta-feira, 29 de maio de 2020

Confira a programação do rodízio de água em Curitiba e região até domingo (31)

Reservatórios de água que abastecem Curitiba e Região apresentam baixa após longo período de estiagem — Foto: Arquivo/RPC

As mudanças ocorrem, conforme a companhia, por causa do agravamento da crise hídrica no estado, com a frustração da expectativa de chuvas na semana anterior, e também em cumprimento ao decreto que instituiu a situação de emergência hídrica no Paraná por 180 dias.

De acordo com a Sanepar, a situação dos níveis de água é analisada diariamente pela equipe técnica para definir as ações que possam reduzir as consequências da seca.

orientação é para que os moradores façam uso racional da água, priorizando hábitos de higiene, principalmente para a prevenção ao novo coronavírus, e alimentação.

Falta de chuva compromete vazão de rios, represas e abastecimento de reservatórios em Curitiba e Região Metropolitana — Foto: RPC Curitiba

Dicas de consumo

Nesse período de estiagem, a Sanepar orienta que atividades como lavar carros e calçadas devem ser evitadas. Outras dicas são:

  • Reduza a lavagem diária de roupa. Acumule e use a capacidade máxima da máquina de lavar.
  • A água do último enxágue do tanque ou da máquina pode servir para regar jardim e grama, ensaboar tapetes, tênis e outras peças.
  • A água do tanque ou da máquina em que foi lavada a roupa serve para lavar calçadas e pisos. Lembre-se: lavar as calçadas com a mangueira é desperdiçar água tratada. Para “varrer” a sujeira, use a vassoura.
  • Feche a cuba da pia, deixando um pouco de água. Ensaboe toda a louça e enxágue com água limpa. Não deixe a torneira aberta durante todo o tempo.
  • Cinco minutos de chuveiro consomem 70 litros de água. Reduzir o tempo do banho faz muita diferença na conta.
  • Reduza o tempo da torneira aberta enquanto escova os dentes, ensaboa as mãos ou faz a barba. Torneira aberta manda para o ralo 20 litros de água por minuto. Prefira vasos sanitários menores, que utilizam menos água para a descarga.

Segundo a Sanepar, residências que têm caixa-d’água de pelo menos 500 litros conseguem ficar abastecidas durante o período de 24 h.


Reprodução: G1 

Nenhum comentário:

Postar um comentário