sábado, 18 de julho de 2020

Organize-se e seja produtivo


Por JULIANA ARAGON

Somos inundados por notícias e mais notícias sobre essa pandemia inesperada que tanto nos afeta. Vivendo dias imprecisos como os de atualmente muitas vezes nos deparamos com certa angustia, stress, crises de ansiedade.

Mas existe algo que você pode fazer para que sentimentos de calmaria, alívio e paz , tomem conta de sua vida : Tornar-se mais organizado.

Organizando e planejando sua casa e sua rotina, todo seu dia fluíra com mais facilidade, será mais produtivo e decisões serão tomadas sem stress. Você sentirá que é capaz de cumprir pequenas tarefas e com isso se sentirá capaz e confiante.

“Se você quer mudar o mundo, comece arrumando a sua cama”. Essa frase é de William H. McCraven, ex-almirante da Marinha Americana. William aprendeu a importância de arrumar a cama enquanto estava treinando para se tornar um “guerreiro” no grupo de elite da Marinha dos Estados Unidos.

Para iniciar o processo de organização, comece descartando objetos que não tenham mais uso ,tire móveis que obstruam as passagens, libere a circulação de pessoas, da luz natural e do ar livre . Pense também em facilitar a limpeza, menos objetos em cima dos móveis significa menos poeira, menos problemas respiratórios. Isso nunca foi tão valorizado como nos tempos atuais.

E não pense que as crianças devem ficar fora desse processo. Envolva todos da família, a fase da triagem e análise do que deve ficar ou não é um ótimo exercício de tomada de decisões, assim todos se sentirão mais seguras em situações desafiadoras no futuro.

Mas calma, um processo de organização deve ser feito aos poucos, você ficará espantado com a quantidade de itens que possui. Além disso, desde o início de análise dos objetos até o fim serão muitas lembranças e emoções. Um filme de toda sua história reaparecerá através de cada objeto.

Passado o processo de triagem e reorganização dos ambientes da casa, a manutenção torna-se imprescindível, então use e abuse de algumas ferramentas que o ajudará nessa tarefa. Duas dessas ferramentas são as agendas e listas. Seja em casa, no trabalho, no lazer, seja no papel ou digital. As agendas, por exemplo, funcionam como uma bússola e apontam naturalmente o caminho a ser percorrido, tornando seus dias mais proveitosos e produtivos.

Já as listas são muito bem vindas à cozinha. É nela que a maioria do desperdício financeiro da casa acontece. São alimentos fora da validade jogados no lixo, compras desnecessárias feitas no mercado. Faça listas, elas são uma forma de comunicação eficaz entre todos moradores da casa.

Um ambiente desorganizado reflete uma mente desorganizada, por isso mãos a obra, vamos colocar a vida em ordem para que a ela flua de maneira saudável e produtiva.



Nenhum comentário:

Postar um comentário